Perguntas frequentes

Onde posso encontrar mais informações sobre o SAGA?

Além das informações básicas que você encontra neste site existem várias fontes de informação alternativas. O melhor para começar é o site oficial do projeto SAGA hospedado no SourceForge. Mais informações atualizadas são dadas pela wiki do SAGA, existem também boletins de notícias, informações de bugs, listas de discussão e fóruns de usuários. Na seção de download você encontra o guia de usuário do SAGA Volume 1 e Volume 2. O volume 1 contém uma introdução à interface gráfica do usuário do SAGA, enquanto o Volume 2 apresenta informações sobre muitos módulos do SAGA, além de funções e aplicações de SIGs. O guia de usuário do SAGA está atualizado para a versão 2.0.5.

Quais sistemas operacionais são compatíveis?

Para a funcionalidade interface de usuário, o SAGA usa a biblioteca GUI wxWidgets, o que permite um desenvolvimento de software independente do sistema operacional. Plataformas atualmente suportadas pelo SAGA são MS Windows (2000 e mais recentes), bem como Linux e FreeBSD, teoricamente o MacOS também suporta o SAGA, mas não existem experiências muito bem constatadas. Mais informações estão disponíveis na wiki do SAGA.

Onde posso obter informações de licença?

O SAGA é um software livre de código aberto (FOSS), o que geralmente significa que você tem a liberdade

  • para executar o programa, para qualquer propósito,
  • para estudar como o programa funciona e modificá-lo,
  • para redistribuir cópias,
  • para melhorar o programa, e liberar as melhorias para o público.

Exceto para a Application Programming Interface (API) a maioria dos códigos-fonte do SAGA têm sido licenciado sob a GNU General Public Licence, ou GPL. A GPL exige que trabalhos derivados sejam disponíveis sob a mesma licença ou similar, com outras palavras obras derivadas tem que se tornar Open Source também. Por algumas razões os criadores SAGA decidiram usar uma licença menos restritiva para a API do SAGA. A API usa GNU Lesser General Public Licence ou LGPL, que permite o uso desta biblioteca em programas proprietários, ou seja, a API do saga, não têm obrigatoriamente que ser publicado como Open Source também.

Qual é a maneira mais fácil de executar SAGA?

No Windows isso é muito simples, porque a versão do SAGA para Windows é por meio de software portátil. Basta baixar os últimos binários compilados para Windows, descompactá-lo e executar “saga_gui.exe”. Sob o Linux há uma maneira semelhante para executar o SAGA. Obtenha os binários compilados para Linux e execute “saga_gui.sh”. Devido a dependências não resolvidas em sua configuração Linux isso pode nem sempre funcionar imediatamente. Neste caso, procure por maiores informações sobre como executar o SAGA na wiki.

Onde posso obter suporte?

Se precisar de ajuda quanto ao SAGA, o melhor é verificar a wiki e fóruns primeiro. De grosseiro, se isso não ajudar, você pode também entrar em contato com os desenvolvedores do SAGA, que sempre dão o seu melhor para encontrar uma solução para qualquer problema, embora possa levar algum tempo.

Como eu posso dar apoio?

Há muitas maneiras de apoiar o SAGA. As contribuições diretas pode ser feito através do site oficial do projeto SAGA no SourceForge, onde você pode participar de discussões em fóruns ou melhorar a wiki. Torne-se um membro do financiamento do Grupo Associação SAGA do usuário, que representa os interesses da comunidade de usuários do SAGA em todo o mundo. Aqueles de vocês, que querem contribuir como desenvolvedor, deve entrar em contato com a equipe de desenvolvimento que se congratula com qualquer ampliação de suas capacidades.

Texto traduzido do site oficial do SAGA.

Anúncios