Desenvolvimento

Uma Breve História do desenvolvimento do SAGA

A maioria dos desenvolvimentos das versões do SAGA vêm da equipe em torno de J. Böhner e O. Conrad, ambos estão trabalhando atualmente no Instituto de Geografia, Secção de Geografia Física, na Universidade de Hamburgo, Alemanha.

A idéia para o desenvolvimento do SAGA evoluiu na década de 1990 durante os trabalhos em vários projetos de investigação no Departamento de Geografia Física,  da Universidade de Göttingen. O foco de investigação foi a análise de dados raster, particularmente de Modelos Digitais de Elevação (DEM), que têm sido utilizados por exemplo, para prever as propriedades do solo, processos de dinâmica de terreno, bem como parâmetros climáticos. Isso exigiu o desenvolvimento e implementação de muitos novos métodos para análise espacial e modelagem. O grupo principal responsável pelo desenvolvimento de métodos, nomeadamente J. Böhner, O. Conrad, R. Köthe e A. Ringeler, era muito heterogêneo no que diz respeito aos sistemas operacionais preferidos, linguagens de programação, ambientes de desenvolvimento, formatos de dados e assim por diante, de modo que uma plataforma comum de desenvolvimento com suporte integrado para análise de dados geográficos prometia ser uma grande melhoria para toda a equipe. Além do fato de que não havia nenhuma plataforma de desenvolvimento realmente satisfatório disponível naquele momento, então o SAGA foi criado.

De grosseiro, demorou um pouco até que uma primeira versão utilizável fosse preparada, mas a partir desse momento o sistema foi continuamente melhorando e tornou-se estabelecido na equipa de investigação. Depois de muitas discussões foi tomada a decisão de publicar o SAGA como Open Source, um Software Livre e compartilhar as suas capacidades vantajosas com geocientistas no mundo inteiro. Desde então o SAGA tem uma comunidade de usuários cada vez maior em todo o mundo, que também levou a muitas contribuições de fora da equipe de desenvolvimento do núcleo.

Com o objectivo de permitir um desenvolvimento sustentável a longo prazo que cobre toda a gama de interesses dos utilizadores, o Grupo Associação SAGA do usuário, uma organização sem fins lucrativos, foi fundada em maio de 2005. Uma das suas tarefas é a organização de reuniões de grupos de usuários, dos quais o primeiro encontro internacional foi realizado em Julho de 2006 no âmbito da Conferência e Exposição de Geomática Aplicada, AGIT em Salzburgo, na Áustria.

Marcos

2001  Início do desenvolvimento do SAGA
2002-2003 O SAGA se estabelece como ferramenta comum de utilização da equipe em torno de J. Böhner
Fevereiro de 2004  O SAGA 1.0 é publicado como Software Open Source
Julho de 2004  Início do desenvolvimento do SAGA 2
Agostode 2004  Publicação do manual do SAGA de V. Olaya
Janeiro de 2005  Fundação do Grupo Associação de Usuários do SAGA
Março de 2005 O SAGA 2 funciona no LINUX
Julho de 2006 Primeira conferência Internacional do SAGA
Junho de 2007 O Saga 2.0.0 é publicado

A Equipe de desenvolvimento do SAGA

A equipa de investigação em torno de J. Böhner e O. Conrad representa ainda o centro do desenvolvimento SAGA e está situada no Instituto de Geografia da Universidade de Hamburgo, Alemanha, onde J. Böhner tem a cadeira de Geografia Física desde 2007. Atualmente a maioria dos desenvolvimentos dentro do SAGA refletem os interesses de pesquisa desta equipe, embora – quando o tempo permite – empreendimentos de interesse mais geral também são abordados . Os numerosos pedidos para o SAGA mostram, que muitos de seus usuários vêem um grande potencial no software em comparação com outros projetos de software. O apoio ao desenvolvimento do SAGA é muito pouco, fato que impede satisfazer todos os desejos dos usuários SAGA, novas funcionalidades e assim por diante. Portanto, qualquer alargamento da equipe SAGA ativo será apreciado. Dê uma olhada no F.A.Q. para mais detalhes sobre como você pode apoiar o desenvolvimento SAGA.

Texto traduzido do site oficial do SAGA.

Anúncios