A comunidade brasileira

A comunidade SAGA GIS BRASIL foi criada em 2015, com o objetivo principal de proporcionar a ampla divulgação e utilização do SAGA nos mais diversos ambientes de estudo e pesquisa do Brasil e dos países de língua portuguesa. Para atingir este objetivo, nos esforçamos na tradução da interface gráfica do SAGA, desenvolvimento de uma wiki e de um fórum que possam dar suporte aos usuários, além da produção e divulgação de manuais e tutoriais explicativos de procedimentos no ambiente SAGA.

Inspiração

O SAGA é um software que inspirou o desenvolvimento de muitos outros, servindo, inclusive de base ou emprestando seus módulos e/ou recursos para estes, a citar o tão conhecido e amplamente utilizado QGIS. O QGIS ganhou nos últimos cinco anos uma grande quantidade de utilizadores e o status de modelo de software livre de SIG no Brasil, sendo utilizado em universidades e repartições privadas de todo o país, graças as contribuições do grupo iniciado por Arthur Nanni em 2010 e continuadas por uma grande quantidade de pessoas interessadas a contribuir de alguma forma com o projeto QGIS BRASIL. Nosso contato com a comunidade se deu no ano seguinte (2011) e desde então estamos a contribuir na tradução, divulgação e desenvolvimento de tutoriais e cursos de QGIS. Inspirados no sucesso da COMUNIDADE QGIS BRASIL, resolvemos no final de 2012 já lançar esforços no sentido de investir na divulgação do SAGA no país, mas o projeto foi adiado e agora estamos prontos para esta tarefa, pois acreditamos que o SAGA tem grande potencial de deixar de ser o plano de fundo de SIGs mais conhecidos e assumir o seu grande potencial de utilização nos procedimentos geocientíficos, marcado sobretudo pela sua simplicidade e objetividade. Reconhecemos também suas limitações, sobretudo quanto à composição de mapas, mas que é apenas um detalhe diante dos seus recursos sofisticados de processamento de dados espaciais.

Compartilhamos todos os méritos que esta comunidade possa vir a adquirir com a COMUNIDADE QGIS BRASIL, nossa inspiradora e ao mesmo tempo modelo, modelo de sucesso, modelo de tradução, modelo de site e modelo de trabalho em conjunto, sem nenhum fim lucrativo e sem interesses de restringir o conhecimento.

Objetivos

  • Promover a ampla divulgação e utilização do SAGA nos mais diversos meios;
  • Disponibilizar múltiplos canais de comunicação entre os usuários do SAGA no Brasil;
  • Traduzir a interface gráfica do SAGA;
  • Traduzir manuais e tutoriais;
  • Motivar a concepção de Software Livre, bem como a de Conhecimento compartilhado;
  • Remover as barreiras que impedem ou dificultam a análise espacial e a produção de mapas no Brasil;
  • Usar o SAGA sem restrições!

Responsabilidade e Licença

Ao mesmo tempo em que nos esforçamos para disponibilizar múltiplos canais de comunicação entre os usuários do SAGA no Brasil, não podemos nos responsabilizar pela sua contínua manutenção, pois apesar do desejo por ver este projeto tornar-se cada vez mais coletivo e abrangente, podem surgir dificuldades que impeçam sua continuidade.

Sobre a licença, o site e o conteúdo aqui disponibilizado, bem como a sua utilização está inteiramente sujeito a licença do próprio da API do próprio SAGA, ou seja GNU LIBRARY GENERAL PUBLIC LICENSE 2.0.

Clique aqui para visualizar a licença.

Anúncios